terça-feira, setembro 13, 2005

Pau Amigo



A pauta de discussão no dia do meu aniversário foi "Pau amigo". Aguém já ouviu falar?? Gente, foi muito engraçado ver a cara do povo, até dos que se julgavam mais descolados, achando tudo uma sacanagem. Primeiramente vou explicar, para quem não conhece, o termo em questão. Trata-se daquela situação em que a mulher solteira e totalmente avulsa, tem um par fixo só para fazer sexo; o pau amigo. Ele é, geralmente, alguém que temos amizade, que rola uma química e até sentimos um carinho muito forte, mas não o suficiente para que ele saia do seu posto de PA e torne-se namorado.

Os homens sempre tiveram as mulheres com quem só faziam sexo, mas era uma outra situação, pois o jogo não é aberto, é gerador de expectativas por parte da mulher, e não rola afeto, só tesão. Com o PA, todas as regras são claras, principalmente porque o relacionamento tem amizade e respeito mútuo.

O que gerou a cara de espanto dos convidados foi o velho pensamento machista que diz que mulher não pode ter direito a uma vida sexual ativa antes do casamento senão ela é logo classificada como piranha, galinha, etc. O que é o fim da picada. Tive meu PA sim, porque não?? Só pelo fato de “não pegar bem”? De “ser feio”? Ah! Me poupe! Esse tipo de coisa nunca me afetou. Sempre fui mulher de saber o que queria, por isso mesmo muitas vezes fui mal compreendida. Mas sempre soube ter a dignidade e o respeito de quem estava comigo.

Todo mundo faz as coisas às escondidas e não verbaliza o “delito”, que muitas vezes não é nem tão grave assim, mas mantém a linha “gente santa”, sabe como é? Eu falei o que aconteceu comigo e nego ficou com cara de espanto. O que eu sei é que ninguém é tão santo quanto quer parecer. Que atire a primeira pedra quem nunca passou por experiência semelhante!!

33 comentários:

Liliane disse...

Lena querida, eu não conhecia com esse nome. Mas é a mesma coisa. Não convivi muito com pessoas preconceituosas. E se tinha, nãod ei atençaõ.
Ontem falei com minha amiga, de Cuiabá, por telefone.
Beijo,
Liliane

Laura disse...

Lena, que bom que estve lá hoje.
Eu tive um amigo colorido, aqui usávamos este termo, durante anos, não havia compromisso nenhum, era ótimo, aliás é mto bom, pena que eu não tenha mais. Ainda bem que é a laura que está falando hihihi
Acho ist muito natural e detesto hiprocrisia e preconceito, bj laura

Palpi disse...

Hahahaha... Lena Ro, adorei!!!! Eu não conhecia o termo, mas achei o máximo. E não vou ser doida de atirar pedra em vc, né? ;)
Linda semana. Beijo.

Jôka P. disse...

LENA,
que ótima jornalista você é !
Como escreve ótimamente bem !
Parabéns !!!
:)
JÔKA P.

ordisi raluz disse...

O costume é, de fato, bem conhecido. Apenas essa nomenclatura me soa novidade. Deve ser regional, quiçá adequada prum pau mandado, hehe... Bjs.

Palpi disse...

Ah, amiga, não tou a fim de ir contra e quebrar a cara, não. Heheheh
Beijão

Lady Clementine disse...

Hahahaha :D
Nossa, Lena, eu chorava de rir aqui em casa com essa história do Pau Amigo... Só tu mesmo!

Bom, eu já tive um PA fixo, que me fazia um bem danado. O ruim é que o menino queria compromisso sério, a coisa terminou num clima meio chato pq dizia que eu estava usando ele.
Não é papo sexista, mas quando acontece o contrário, é mais bem aceito.
Mas adorei que tocaste nesse assunto!

Beijos
Clementine K.

Vera Fróes disse...

Lena amiga, não conhecia o termo, mas a prática sim. Nunca tive um, mas não tenho nada contra quem o teve ou tem. Não sou preconceituosa.
Bjos.

Pedro disse...

é bem por aí, mesmo.
O mal é que tem muito homem quadrado que pensa que isso não pode ocorrer.
Lêdo engano.
E não há problema algum em ter alguém que seja sua sobremesa, ou seu couvert.
Não necessariamente no sentido gastronômico da coisa.

rocca disse...

aiiiiiiii se for o cara da foto pode ser ate pau inimigo.

[só tenho amigo "cachorra" "beesha" os heteros me odeiam assim que acaba o affair, saco né? adoro namorar amigo]

mas a real: madonna é a vadia que sonhou casar e ter filhos... ou seja, adoro pau de casa!!!

Lena disse...

Liliane, gente preconceituosa tem em todo canto!

Laura, tomara que vc volte aos velhos tempos coloridos, amiga! rs

Claudia, vc pensou em jogar pedra? Ai minha cabeça... rs

Jôka, e o que vc acha sobre o tema?

Ordisi, esse seu bom humor é incrível! rs

Ísis, vc também já foi do clube,amiga? Esse mundo tá perdido... rsrs

Pedro, primeiro quero agradecer pela visita. Segundo esclarecer uma coisinha: em nenhum momento me referi ao homem como objeto, até pq é uma relação de interesses comuns, onde as partes envolvidas entendem que estão juntas mais por uma questão de carência e solidão. O sexo é uma forma fuga, entende? Isso já foi uma realidade qdo tinha meus 27 anos, mas sempre vinha o vazio... Um horror!!
Bjo, menino!


Rocca, concordo com vc em gênero, número e grau. Pau de casa é mto melhor, já temos intimidade suficiente para deixar as neuras de lado, o amor dá um plus a mais a relação. Eu adoro!! Mas achei engraçado foi o povo daqui achar o fim da picada eu já ter vivido algo assim quando era solteira, é mta hipocresia para a minha cabeça!!

Donizetti disse...

Eu já fui PA... Até que era divertido...

Thiago disse...

Haha. Muito interessante o assunto. Poderia gerar uma discussão em outros lugares também, é universal. Mas ver isso com maus olhos é passado. Acho que temos que ter uma mente mais aberta. :)

Legal o blog, Lena. Parabéns.

Zilá disse...

Eu posso lhe dizer, que casei satisfeita!!!!! Não tenho do que reclamar. Deve ser muito chato casar virgem...e depois se lamentar a vida toda em não ter tido muitos paus amigos!!! (risos)

Lady Clementine disse...

Lena:
Fiz um post sobre o pau amigo, com um link para o teu.
Dá uma olhada lá no blog.
Beijos\
Clem

fumador de tabaco disse...

ótimo post, prova de que existe vida inteligente na terra. Certos preconceitos bobos devem morrer aos poucos, embora o machismo ainda seja muito forte...

Rodrigo Cardia disse...

Eu nunca tinha ouvido falar disso - digo, não sabia que era chamado assim, "PA" - eu achava que era simplesmente "amizade colorida"...
Eu gostaria - e muito - de ter uma "BA" - acho que não preciso dizer o que significa, hahaha!

Lia Noronha disse...

Lena: este termo pode ser substituído por pau pra toda obra.Sim,porque geralmente o eleito para essa função esta sempre em bom funcionamento.
Espero que tenha curtido bem o seu niver com o maridão!!!
Beijos carinhosos e boa noite.

Zilá disse...

Lena, te mandei vários e-mails. Pelo visto nada chegou. Bom, agorinha mesmo te mandei um usando a minha conta do Gmail. Será que chegou?

elisa disse...

Eu não conhecia esse termo, gente preconceituosa a gente deixa de lado. E a maioria dos homens acham que o desejo deles tem a ver com o fator fisiologico e o da mulher psicologico. Desejo tem a ver com tudo. beijos. bom dia

luma disse...

Adorei a novidade do "pau amigo", não conhecia o termo, mas já conhecia a situação. Acho que não é questão de esconder a situação e sim ter discreção. A vida sexual dos gatos não precisamos saber! Gostei desse pau amigo aí da fotinha...bom fim de semana! Beijus

Lila disse...

Bom dia sócia! rs.. não conhecia essa expressão também e não tive um PA,mas nada contra quem tem ou teve...beijos e bom início de fim de semana!

sabios de siao disse...

Com todo o respeito, já que somos liberais e coisa e tal, alguém precisa de um PA?
Vem com um bom ouvinte grátis!

Jane Marques disse...

Lena, amei esse texto! Até passei para minhas amigas aqui no trabalho. Quem nunca teve um PA que atire a primeira pedra (kkkkkk)
Beijos e bom final de semana!
Jane

Henrique Luna (Rico) disse...

Leninha! Gostei do texto... Foi como se vc levasse um papo com a gente numa mesa de bar, aquelas mesas de metal com a ferrugem aparecendo sabe...

Como muita gente falou, aqui na terrinha isso se chama "amizade colorida", o que é meio estranho... Gostei mais do BA proposto pelo Rodrigo (entenda o BA) rs.

Beijão e um ótimo fim de semana

diesel disse...

Não gostei nem um pouco desse teu post! E aliás que nome bem chulo tu arranjou para isso! Ésse comentário se auto explodirá em dez segundos!

Luci disse...

vixe!!!
no meu tempo era amizade colorida...rs! várias cores, sabe?! pois é, pois então...!
Qualquer dia vou contar qtos namorados (namorado mesmo) e qtos PA´s passaram na minha vida...! serei excomungada, com certeza!
Só vc. pra trazer um assunto desses...rs!!!
bjs!
boa semana!

João Negrão disse...

Super Lena! Sempre leio seu blog e saboreio seus textos. Me prendi no polêmico "Pau Amigo", nomenclatura interessantíssima, que vai logo no assunto, sem rodeios tipo "amizade colorida", "ficante", "romance", "caso" etc etc.
Gostei da sua ousadia. Parabéns!
Seu texto vai (já está dando, a julgar pelo número de comentários) o que falar. Polêmica é sempre bem-vinda, sobretudo quando o assunto é tão interessante, como as relações que assumimos em nossa trajetória.
Já fui um PA e tive muitas "BA" - pode ser "XA" ou a quase comportada "VA" - e não arrempendi de nada. Muito pelo contrário.

Joana Darc disse...

Mas vale um PA na mão..do que vários voando por aí...rs

Fernanda disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu adooooooooooro o termo PA, super me identifico! Eu mantive um PA por 09 meses, mas depois a coisa desandou..meio que faltou sinceridade da parte do bonitão e coloquei o fofo pra correr..agora estou em busca de outro!
Adorei o post! Pensava q so eu e minhas amigas usávamos essa expressão..rsrs
bjos

Anônimo disse...

Olá Lena!
Brinco com minhas amigas que toda mulher solteira deveria ter sua "PA". A minha era um ex paquera. Já tinhamos vivido uma paixão anos antes que não deu certo, mas continuávamos amigos. O legal é que existia um respeito mútuo e uma química maravilhosa entre nós. Era engraçado pq ambos sempre fomos mto passionais e nos metiamos nas maiores furadas tudo pela maldita carência. Então combinamos que qdo estivéssimos nos sentindo assim apelariamos um para o outro. Era ótimo...qdo tomava todas e batia aquele fogo... só era bater o fio e fugir pra felicidade!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Lena, joguei o termo pau amigo no google e encontrei o seu site. Na verdade já uso esse termo há algum tempo, desde que minha vida sexual deslanchou. Tive não um, mas 2 paus amigos ao longo do tempo que estava solteira e enfrentando uma paixão não correspondida. Hoje estou namorando e superei aquela paixão antiga, só que os PAs não desistem e ficam querendo marcar encontros. Não vai rolar! Como você disse, sexo com amor tem um tempero à mais.
Mas digo, toda mulher solteira deve ter o seu PA!
Beijocas!

Anônimo disse...

Amigas e amigos sou super nova e já sou adpta do P.A haha tenho 19 e como vi q eles só querem isso (sexo) arrumei um bommmmm P.A e estamos a 2 anos já q nw vai virar um namoro pois eu queria um namoro e ele não então ele é meu P.A rsrs bjosss